Horror Noire | Resenha

Horror-Noire-Resenha-Woo-Who

Um livro que começou com uma pesquisa e um documentário, Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror entrou pra lista de livros da Editora Darkside. Debatendo sobre a participação – ou a ausência da mesma – de negros no cinema, mais especificamente em filmes de terror, o livro surgiu de uma pesquisa. A Dra. Robin R. Means Coleman, professora no Departamento de Estudos da Comunicação e no Centro de Estudos Afro-Americanos e Africanos da Universidade de Michigan, acredita que o gênero do terror oferece uma oportunidade diferente para explorar o racismo.

O livro é uma linha temporal que analisa filmes diferentes para debater e comprovar teorias sobre o racismo no cinema e como isso pode ser desconstruído. Coleman discorre sobre vários filmes de terror, desde blockbusters à filmes de arte e blaxploitation. A diversidade das obras estudadas apresenta conceitos diversos, deixando a leitura interessante. Mesmo sendo derivado de um estudo, o livro não é massante; pelo contrário, consegue prender a atenção do leitor enquanto faz ele pensar no assunto.

A Doutora, que nasceu na mesma cidade que George A. Romero, também analisa filmes considerados “cults” hoje em dia, como A Noite dos Mortos Vivos (1968). Ela vê essa conexão entre ela e Romero como uma relação especial entre ela e o gênero do terror. Já a educadora e escritora Tananarive Due e Phil Nobile Jr, que fizeram parte da criação do documentário, citaram Jordan Peele e seu filme Corra (2017) como um marco para eles. Eles viram uma chama de esperança no filme e após ler o trabalho de 10 anos de Coleman com Horror Noire, decidiram se juntar a ela. O documentário homônimo está disponível na Shudder, a “Netflix do Terror”.

Portanto, seja o livro ou o documentário, Horror Noire é uma obra fascinante. Não só isso, mas é uma produção necessária, que coloca em pauta o assunto do racismo velado na sociedade, que aparece até mesmo nos filmes de terror. Vale a pena a leitura!

Ficou interessado? Clique aqui e garanta já o seu!

Para mais informações sobre o mundo dos Livros e das HQ’s, curtam e sigam nossas Redes Sociais.