Westworld | S02E10: The Passenger (Com Spoilers) "Existe o tal de livre arbítrio para algum de nós, ou isso é apenas um delírio coletivo?"

Westworld S02E10 Woo Who Anáslise

Chegando ao fim de forma primorosa, Westworld concluiu mais uma temporada com o episódio The Passenger, dirigido por Frederick E. O. Toye. Cumprindo a missão de amarrar a narrativa e criar a intercessão das linhas temporais. O capítulo foi responsável por uma hora e meia de surpresas, a primeira delas foi a improvável e temporária aliança entre Dolores (Evan Rachel Wood) e Willian (Ed Harris), com direito a diálogos sobre a natureza das duas “espécies” e suas maneiras de lidar com isso. Embora deixe Willian sofrendo, Dolores não dá fim a sua existência, uma cena que só se justifica nos últimos minutos do episódio.

O invés de esperar por resgate, Maeve (Thadie Newton) consegue restabelecer seu corpo, usando de anfitriões próximos para matar o técnico que a mantinha prisioneira. Sequencias de ação de tirar o folego tomam conta da tela, com direito a referências a abertura da temporada. O grupo de Maeve se encontra novamente e seguem juntos para o fim do vale, no caminho, Lee (Simon Quarterman) vive seu momento de redenção ao tomar para si o texto que escreveu para Hector (Rodrigo Santoro), morrendo no lugar o anfitrião.

Descobrimos que Dolores e Bernard (Jeffrey Wright) tem um passado ainda mais complexo, uma vez que Bernard foi criado por Dolores como a continuidade de Arnold, mas acabou sendo alterado pela anfitriã, criando uma nova existência. Ao visitar juntos o banco de dados que guarda a consciência dos anfitriões, eles encontram uma personificação de Logan (Bem Barnes) que funciona como uma espécie de programa consciente, que lhes serve como guia para acessar as informações guardadas de cada visitante que já frequentou o parque. Esses arquivos são necessários para o projeto principal da Delos, a continuidade da vida através dos anfitriões. Para preservar a consciência dos anfitriões que chegaram ao fim do vale, Dolores os salva virtualmente, dando fim a suas jornadas físicas. Akecheta (Zahn McClarnon) finalmente reencontra Kohana (Julia Jones).

A Delos usa Clementine (Angela Sarafyan) para emular a habilidade de Maeve e fazer os anfitriões matarem uns aos outros, provocando a morte final de personagens importantes, como Hector e a própria Maeve, uma cena de partir o coração. Ao revelar seus planos, Dolores é atingida por um tiro na cabeça, executado por Bernard.

Os segredos tornam-se cada vez mais claros, Bernard volta a lembrar dos seus dias antes de sua natureza ser revelada. Devido a seu senso de ética, Elsie (Shannon Wordward) é morta por Charlotte (Tessa Thompson). Bernard lembra também de ter imprimido um novo corpo para Dolores, uma cópia de Charlotte, que a mata e assume seu lugar, causando mais uma virada de acelerar o coração. Após matar toda a equipe principal da Delos, Dolores envia o backup das consciências dos anfitriões para um lugar livre da intervenção humana, finalizando a cena com o assassinato de Bernard. O anfitrião tem seu último momento com Ford (Anthony Hopikins), uma projeção de sua imaginação, uma vez que o mesmo apagou a consciência de Ford.

Dolores finalmente consegue sair do parque, levando consigo algumas consciências. Uma delas, a de Bernard, que mesmo que não compartilhe dos ideais da anfitriã, merece aos olhos dela, continuar existindo. Dolores está de volta a sua aparência original, livre num mundo fora de Westworld, nos resta saber quem ela levou consigo e que outros personagens serão reimpressos fora do parque.

Como se o episódio não fosse o suficiente para mover o chão abaixo dos pés do público, em uma cena pós créditos é revelado que Willian o tempo inteiro estava em um teste de fidelidade, ou seja, acompanhamos a temporada inteira, e provavelmente na temporada anterior, um anfitrião que carrega a consciência de Willian e não sua versão humana. Fato que explica sua resistência aos ferimentos de bala, por exemplo. Emily (Katja  Herbens) está viva e aparentemente a frente da Delos.

Com um final que poderia tranquilamente representar o fim da série, Westworld conseguiu manter a qualidade e a imprevisibilidade, voltando a com episódios inéditos apenas em 2020 na HBO.

Para mais informação sobre Westworld, curtam e sigam nossas Redes Sociais.