Westworld | S02E08: Vanishing Point (Com Spoiler) "Nem todos merecemos ir para o Além do Vale"

Westworld S02E09 Análise Woo Who

Chegando aos últimos momentos da segunda temporada, Westworld toma outra linha narrativa como foco do episódio Vanishing Point, dirigido por Stephen Williams. Em toda a temporada vemos que a série está se ocupando de contar histórias pregressas de seus personagens principais. Mesmo que já conheçamos o início da curva de aprendizado que fez de Willian (Ed Harris) o Homem de Preto, somos convidados a conhecer um pouco mais desse personagem, concretizando fatos já conhecidos e aprofundando eventos nebulosos. Grace (Katja Herbers), que fora do parque é sempre chamada de Emily, encontra seu pai ferido e o leva a um ponto de encontro, onde pretende removê-lo do parque. Por meio de flashbacks descobrimos o momento no qual a relação dos dois se tornou complexa, uma vez que a esposa de Willian se matou após ter acesso ao histórico de atrocidades cometidas pelo mesmo.

Em um jogo de acusações e diálogos, somos conduzidos a ver os acontecimentos sobre duas perspectivas. As transformações narradas por Willian, e o fato de sua versão fora do parque ser apenas um disfarce, dividem espaço com o disfarce de Grace, que externa uma preocupação com o pai, escondendo o desejo de ser inserida no projeto principal da Delos e garantir sua “imortalidade”. Ao passo que o capítulo se desenvolve, a situação chega ao limite quando uma equipe de segurança do parque tenta fazer o resgate de Willian, que mata a todos, e crédulo de que Grace seja uma anfitriã colocada em seu caminho por Ford (Anthony Hopinks), acaba matando sua própria filha, segundos antes de descobrir que ela era realmente quem dizia ser. Ao final do episódio somos apresentados a uma nova dúvida, uma vez que Willian desiste de se matar com um tiro na têmpora e leva sua faca ao mesmo local do braço em que Bernard (Jeffrey Wright) têm seu acesso ao cabo que o conecta aos dispositivo de análise. Seria Willian um anfitrião?

Bernard que carrega o backup de Ford em sua mente, segue pelos corredores do controle do parque, descobrindo que Charlotte (Tessa Thompson) conseguiu um meio de replicar a habilidade de Maeve (Thandie Newton), usando como cobaia a anfitriã Clementine (Angela Sarafyan). Agora, a equipe de controle pode enviar um sinal que pode fazer com que os anfitriões rebeldes acabem que suas existências. Bernard também consegue transmitir a ultima mensagem de Ford para Maeve, que ainda se encontra prisioneira em uma das salas de manutenção de anfitriões. Através do conteúdo da mensagem, temos a certeza de que Maeve realmente se libertou de sua narrativa, uma vez que nos planos de Ford ela teria saído do parque, e não voltado para reaver sua filha.

Dolores (Evan Rachel Wood) e Teddy (James Marsden) encontram uma parte da Nação Fantasma nos limites do vale, provocando um embate que ocasiona a morte dos últimos seguidores de Dolores, deixando apenas o casal para concluir seus planos. Mais uma vez Teddy demonstra compaixão, deixando um dos indígenas fugir, contrariando as ordens de Dolores. Em uma cena emocionante, Teddy questiona sua natureza e o quanto teve suas diretrizes alteradas por Dolores, provocando um conflito que leva o anfitrião a tirar sua própria vida. Agora Dolores seguirá sozinha em sua jornada.

Um episódio sobre perdas que preparou o terreno para a o ultimo capítulo dessa temporada. Westworld é exibida todo domingo pela HBO, e também está disponível no serviço de streaming do canal.

Para mais informação sobre Westworld, curtam e sigam nossas Redes Sociais.