Westworld | S02E04: The Riddle of the Sphinx (Com Spoilers) "A morte é sempre sincera"

Westworld S02E04 Review Woo Who 1

A cada semana Westworld consegue criar mais uma camada de profundidade em sua narrativa. O quarto episódio da segunda temporada da série, The Riddle of the Sphinx, dirigido por Lisa Joy, não ficou para trás nesse quesito. Com foco em personagens que não tiveram muito tempo de tela, ou que realmente não apareceram no capítulo anterior, a narrativa que começa confusa vai ganhando forma gradativamente, com uma introdução digna dos melhores elogios. Somos apresentados ao que parece ser o destino de James Delos (Peter Mullan). A interação de James com o jovem Willian (Jimmi Simpson), mostra um excelente trabalho do ator que consegue emular os trejeitos de sua versão mais velha, vivida por Ed Harris. O diálogo entre dos dois se repete durante o episódio, dando dicas do que realmente está acontecendo.

Bernard (Jeffrey Wright) é levado para uma caverna pela anfitriã lobotomizada Clementine (Angela Sarafyan), onde reencontra sua antiga companheira de trabalho, Elsie (Shannon Woodward), para a surpresa da maioria esmagadora dos espectadores, que acreditava que ela estava morta a muito tempo. Os fragmentos de memória de Bernard, os leva a uma base subterrânea onde um tipo diferente de experimento era realizado, descobrindo vários corpos espalhados pelo chão, pertencentes a cientistas e aos anfitriões sem face. Elsie ajuda Bernard a manter sua condição de funcionamento estável, uma vez que o tiro que o mesmo desferiu contra a própria cabeça deixou sérias sequelas. Juntos, os personagens tentam descobrir as verdades que já estão escondidas na memória inconstante de Bernard.

Grace (Katja Herbers), personagem introduzida no episódio anterior, é capturada pelo grupo de anfitriões tribais, e levada junto a outros visitantes, a um acampamento onde Ashley (Luke Hemsworth) também é prisioneiro. O desfecho da cena gera muito mais dúvidas quanto a real intenção do grupo de anfitriões, pois que todos os visitantes são deixados vivos e livres, fazendo o sequestro não parecer ter sentido algum. Se tratando de Westworld certamente teremos uma explicação para esse tipo de atitude nos próximos episódios, ou ao menos temos uma forte esperança de que isso venha a acontecer. Grace demonstra grande habilidade e consegue fugir antes do fim da cena, entrando na floresta e se perdendo do grupo de visitantes prisioneiros.

O Homem de Preto/O velho Willian (Ed Harris) segue em sua busca pela conclusão da narrativa deixada por Ford na companhia de Lawrence (Cliffton Collins Jr.), quando é surpreendido pelo Major Craddock (Jonathan Tucker), que teve sua vida poupada por Teddy, contrariando as ordens de Dolores. Interessante observar como a influência de Dolores e da morte de Ford, afetou a personalidade dos anfitriões que continuam vivos, criando sub narrativas e propósitos que os mesmos não conseguem definir completamente. Aproveitando-se dessa falha de diretriz, Willian consegue passar de uma posição de prisioneiro à membro do grupo de Craddock, mesmo que por pouquíssimo tempo, pois supreendentemente Willian protagoniza um ato heroico, matando os capangas do Major e livrando a vila da ameaça desses criminosos, embora segundo ele, tudo não passe de uma estratégia para jogar a narrativa até o fim.

No terceiro ato todas as narrativas se encontram, descobrimos que a figura de James Delos na verdade se trata de um anfitrião que guarda um download da mente do James original, uma cópia falha que está predisposta a se deteriorar, já que sua mente rejeita o corpo artificial. Bernard e Elsie ficam cientes de que o laboratório onde se encontram guarda a cópia em deterioração de James Delos, deixada por Willian para que seu estado de decadência pudesse ser registrado. Como surpresas nunca são demais, descobrimos através de um fragmento de lembrança de Bernard, que o mesmo estava envolvido em um experimento, e foi responsável pelas mortes da equipe que se encontra apodrecendo no chão. Não sabemos mais o quão inocente Bernard pode ser no fim de tudo, se todo o contexto faz parte de sua programação, ou algo mais.

The Riddle of the Sphinx não teve a presença de Dolores, Maeve ou Hector, e o cenário oriental proposto no fim do último episódio ainda é um mistério, mas os últimos segundos desse capitulo são capazes de fazer o espectador esquecer de tudo isso ao descobrir que Grace é na verdade a filha de Willian, que aparentemente é tão apaixonada quanto o pai pelo jogo.

Westworld é exibido todo domingo pela HBO, e também está disponível no serviço de streaming do canal.

Confira abaixo o teaser do próximo episódio:

Para mais informação sobre Westworld, curtam e sigam nossas Redes Sociais.