Uma Breve História da Liga da Justiça | Da criação até os dias de hoje Desde a sua primeira aparição, a equipe de super-heróis enfrentou centenas de inimigos, lutou nas maiores batalhas da Terra e fora dela e, acima de tudo, conquistou uma legião de fãs.

Uma Breve história da Liga da Justiça

Liga da Justiça. Com o lançamento do tão aguardado filme, a nova geração de fãs, despertada pelo Universo Cinematográfico da DC Comics, deseja saber mais sobre o super grupo de heróis que encanta a cultura pop com suas histórias em quadrinhos, séries e games.

 Para você que é fã de primeira viagem e seguidor de longa data da Liga, que tal fazer uma viagem no tempo e saber mais sobre a origem da equipe?

 

1960 – A PRIMEIRA APARIÇÃO:

Liga da Justiça primeira aparição 1960 Woo Who

 A Liga da Justiça. Também conhecida como Liga da Justiça da América, surgiu nos quadrinhos pela primeira vez no número #28 da revista da DC Comics “The Brave and the Bold”, como criação do escritor Gardner Fox. A história conta com os sete membros originais da Liga, Batman, Superman, Mulher Maravilha, Caçador de Marte, Lanterna Verde, Aquaman e Flash, que lutam contra uma estrela do mar gigante chamada Starro. Devido ao sucesso da edição #28 da “The Brave and the Bold”, a Liga da Justiça passou a ganhar séries de revistas regulares. É o início da Era de Ouro, seguida na mesma década pela Era de Prata.

 

 

1961 – O ARQUEIRO VERDE:

Liga da Justiça - Arqueiro Verde - Woo Who

 Na revista de número #4 da “Liga da Justiça da América”, o grupo contou com um novo integrante: o Arqueiro Verde. Oliver Queen, álter-ego do herói inspirado em Robin Hood, foi criado em 1941 e se juntou a Liga na edição que conta apenas com 5 membros do grupo (Batman e Superman ficaram de fora).

 

 

1962 – A HISTÓRIA DE ORIGEM DA LIGA:

Liga da justiça Historia de Origem da Liga 1962 - Woo Who

 

 O surgimento da Liga da Justiça foi mostrado no número #9 da revista do grupo. A história, relatada como flashback, mostra os alienígenas Appelaxianos chegando na Terra com a intenção de usar o planeta como campo de batalha para decidir quem deveria governar Appelax como um Kalar (termo usado para designar o Imperador do planeta). Dessa forma, a Liga da Justiça da América é formada para expulsar os invasores.

 

 

1963 – UM PEQUENO INTEGRANTE:

Liga da Justiça - Pequeno Integrante 1964 - Woo Who

 

A edição #14 da revista da “Liga da Justiça da América” contou com a participação de Eléktron (originalmente conhecido como Atom). O professor Ray Palmer, álter-ego do super-herói, surgiu pela primeira vez nos quadrinhos na edição #34 da revista Showcase, em outubro de 1961. Na Liga, a primeira aparição de Eléktron é um tanto cômica, ao mostrar que o herói desejava provar seu valor para a equipe após salvá-la de uma bola de boliche.

 

 

1963 – O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS:

Liga da Justiça - Encontro de Dois Mundo 1963 - Woo Who

 

 Eis que o primeiro encontro da Sociedade da Justiça da América (o grupo de heróis da Terra Dois) com a Liga da Justiça da América acontece. O histórico crossover se tornaria uma série anual em seguida. A história do número #21 de “Liga da Justiça da América” mostra o grupo se aliando à Sociedade da Justiça para combater os “Campeões do Crime”, grupo de vilões das Terras 1 e 2. Nessa edição, a Liga também contra a Canário Negro, que cruza os dois mundos para se juntar ao grupo.

 

 

1964 – QUANDO UM MORCEGO CONHECE UM GAVIÃO:

Liga da Justiça - Quando o Morcego Conhece o Gavião 1964 - Woo Who

 

 Em um “anúncio eletrizante”, o Gavião Negro (Hawkman) é introduzido na Liga da Justiça na edição #31. O alienígena alado de Thanagar, conhecido como Carter Hall, surgiu pela primeira vez em “Flash Comics” #1, em 1940, e foi criado pelo próprio escritor que reuniu os heróis na Liga, Gardner Fox.

 

 

1969 – A “TRAIÇÃO” DE UM AJUDANTE MIRIM:

Liga da justiça - A Traição de um Ajudante Mirim 1969 - Woo Who

 

 A Liga da Justiça tinha mascotes mirins para ajudar a equipe em missões, ideia essa criada para representar crianças e adolescentes que acompanhavam as revistas. Porém, na edição #77 de “Liga da Justiça da América”, a última da década de 60, descobrimos que Lucas “Snapper” Carr, um dos ajudantes mais famosos dos quadrinhos, estava sendo manipulado pelo Coringa em um dos planos malignos do arqui-inimigo do Batman. Assim, Snapper deixa a equipe.

 

 

1970 – A LIGA DA JUSTIÇA NO ESPAÇO:

Liga da Justiça #78 - A Liga da Justiça no Espaço 1970 - Woo Who

 

 Na edição #78, a primeira da década de 70, a Liga passa por uma mudança significativa de cenário, uma vez que o grupo abdicou de seu Santuário Secreto (o primeiro quartel general da equipe) depois que Snapper Carr comprometeu o grupo devido ao plano do Coringa. Assim, a Liga passou a se reunir no Satélite da Liga da Justiça. A priemira edição de 1970 também marca o fim da Era de Prata e início da Era de Bronze.

 

 

1973 – OS SUPERAMIGOS:

Liga da Justiça - Os Super Amigos 1973 - Woo Who

 

Foi ao ar, em 8 de setembro de 1973, o primeiro episódio de “Os Superamigos” (Superfriends), clássica série de animação produzida por Hanna-Barbera em parceria com a DC/Warner, baseado nas histórias da Liga da Justiça. No desenho, os ajudantes mirins da Liga, essenciais para representar a juventude que acompanhava as histórias dos heróis, ganharam ainda mais destaque com a introdução de Robin, Super Gêmeos e o Macaco Gleek e de novos personagens, como Wendy, Marvin e Supercão 9criados exclusivamente por Hanna-Barbera).

 

 

1975 – A GRANDE CRISE DE IDENTIDADES:

Liga da Justiça - A Grande Crise de Identidade 1975 - Woo Who

 

A história que serviu de inspiração para a saga “Crise de Identidade” (2004) teve início na edição #122 da Liga. Quando o Dr. Luz invade a Fortaleza da Solidão do Superman e rouba uma arma especial junto com o minério Amnesium, que tem o poder de apagar as memórias de um indivíduo, ele pretende apagar a memória dos membros da Liga da Justiça, mas seu plano não sai como o esperado e acaba por trocar as mentes dos heróis. O Arqueiro Verde passa a acreditar que é Ray Palmer, enquanto Batman acha que é Oliver Queen, Lanterna Verde pensa que é Barry Allen, Eléktron se torna Hal Jordan e Flash se assume como Bruce Wayne. Apenas Superman e Aquaman não são afetados.

Quando eles conseguem resolver o problema, todos concordam em revelar suas verdadeiras identidades para que isso nunca ocorra novamente.

 

 

1979 – A LIGA DO MAU:

Liga da Justiça - A Liga do Mau 1979 - Woo Who

 

Quando a Liga da Justiça, agora com o androide Tornado Vermelho também como membro, é temporariamente presa nos corpos de inimigos da Sociedade Secreta de Super-Vilões, a equipe precisa lutar para reverter a situação. A Sociedade Secreta de Super-Vilões foi criada por Darkside e o gorila Grodd, a fim de reunir as maiores mentes malignas do universo.

 

 

1985 – A CRISE NAS INFINITAS TERRAS:

Liga da Justiça - A Crise nas Infinitas Terras 1985 - Woo Who

 

 “Crises Nas Infinitas Terras” foi (e ainda é), sem dúvida, um dos maiores clássicos da história da DC Comics, contando com o traço do cultuado artista George Pérez e o roteiro e Mark Wolfman. A série mostra eventos que desencadearam a abertura das Terras 1, 2, 3 e as milhares outras em um único multiverso e conta com personagens importantes como o Homem Elástico, Aço, Vixen, Zatanna, Cigana e Vibro.

 

 

1987 – PÓS CRISE:

Liga da Justiça - Pós Crise 1987 - Woo Who

 

Após a “Crise Nas Infinitas Terras”, a equipe se reinventa e conta com o novo Lanterna Verde, Guy Gardner (talvez o sobrenome do Lanterna seja uma homenagem ao criador da Liga da Justiça, Gardner Fox). A equipe também muda de nome, passando a se chamar Liga da Justiça Internacional.

 

 

1992 – A MORTE DO SUPERMAN:

Liga da Justiça - Morte do Superman 1992 - Woo Who

 

 Um dos eventos mais famosos da história da cultura pop foi a Morte do Superman nas mãos do abominável alienígena Apocalypse (Doomsday). A saga da morte do Último Filho de Krypton foi a mais vendida de todos os tempos naquela época e serviu como inspiração para um filme de animação de mesmo nome, em 2007, e o longa-metragem “Batman Vs Superman: A Origem da Justiça”.

 

 

1996 – REINO DO AMANHÃ:

Liga da Justiça - Reino do Manhã 1996 - Woo Who

 

Publicado em 1996, a minissérie “O Reino do Amanhã” (Kingdom Come) conta com a belíssima arte pintada à óleo de Alex Ross e o roteiro inspirador de Mark Waid e do próprio Ross. Ambientada na Terra 22, a história imagina um futuro onde heróis não são mais respeitados e se tornam uma calamidade para a Terra. Mas, quando uma ameaça de ex-heróis e Supervilões ressurge, cabe a Liga da Justiça reunir os Meta-Humanos para salvar o mundo.

 

 

1997 – NOVA ORDEM MUNDIAL:

Liga da Justiça - Nova Ordem Mundial 1997 - Woo Who

 

 Grant Morrison reuniu os membros originais da Liga da Justiça em uma das mais eletrizantes sagas do grupo. Em “A Nova Ordem Mundial”, a Liga deve lutar contra uma nova ameaça, os Marcianos Brancos. A saga foi lançada em janeiro de 1997 e contou com a arte de Howard Porter.

 

 

2001 – A SÉRIE ANIMADA:

Liga da Justiça - A Série Animada 2001 - Woo Who

 

 A Liga da Justiça estava, finalmente, de volta para as telinhas. Nove anos depois de “Batman: A Série Animada”, estreia “Liga da Justiça”, a série que conquistou uma legião de fãs e introduziu muitos de nós ao universo DC. A série animada da DC/Warner contou com os super-heróis clássicos e introduziu a Mulher Gavião e o Lanterna Verde de John Stewart, rendendo 2 temporadas e mais uma com “Liga da Justiça: Sem Limites”.

 

 

2003 – AQUELE CROSSOVER QUE QUEREMOS VER NO CINEMA:

Liga da Justiça - O Grande Crossover Liga da Justiça X Vingadores 2003 - Woo Who

 

Uma colisão entre os universos DC e Marvel era prometida a acontecer desde os anos 80 com o encontro da Liga da Justiça com os Vingadores. Mas só em 2002 as duas empresas entraram num acordo e lançaram em 2003 a primeira edição de “JLA/Avengers”, com roteiro de Kurt Busiek e artes de George Pérez. A capa variava de editora: enquanto na DC era JLA/Avengers, na Marvel as revistas vinham como Avengers/JLA.

 

 

2004 – CRISE DE IDENTIDADE:

Liga da Justiça - Crise de Identidade 2004 - Woo Who

 

 Inspirado na história de 1975, “Crise de Identidade” foi uma minissérie aclamada pela crítica. Escrita por Brad Meltzer, desenhada por Rags Morales, a história tem início com a morte da esposa do Homem Elástico; acreditando que o principal suspeito seja o Doutor Luz, o Homem Elástico reúne a Liga para caçar o inimigo, mas acaba desencadeando eventos em que os heróis precisarão proteger ou divulgar suas identidades.

 

 

2006 – O RETORNO DA MULHER MARAVILHA:

Liga da Justiça - O Retorno da Mulher Maravilha 2006 - Woo Who

 

Com o relançamento de “Liga da Justiça da América”, em 2006, foi desfeita a eliminação pós-crise da Mulher Maravilha das origens da Liga, trazendo-a de volta para a equipe, além do Satélite da LJA. Assim, Batman, Superman e Mulher Maravilha estudam a formação de uma nova equipe permanente.

 

 

2011 – OS NOVOS 52:

Liga da Justiça - Os Novos 52 2011 - Woo Who

 

 Um dos maiores eventos da DC nos quadrinhos aconteceu com o início nos Novos 52, em setembro de 2011. Além de relançar toda a linha editorial da DC, com novas histórias e reinvenções, os Novos 52 deram início também aos novos filmes da empresa, inspirando o Universo Cinematográfico da DC.

 

 

2016 – O RENASCIMENTO:

Liga da Justiça - Renascimento 2016 - Woo Who

 

 A nova era do Renascimento DC (Rebirth) segue firme e forte na editora. O lançamento da nova linha editorial marcou o fim dos Novos 52 e aprimorou ainda mais as novas ideias para produções cinematográficas futuras da DC Comics.

 

 

 2017 – ENFIM, O FILME:

Liga da Justiça - O Filme da Liga 2017 - Woo Who

 

 Dirigido por Zack Snyder e Josh Whedom, a Liga da Justiça ganhou seu primeiro longa-metragem em live-action nos cinemas. Confira nossa crítica de Liga da Justiça e descubra o que achamos do filme.

Para mais informações sobre Liga da Justiça curta e siga nossas Redes Sociais.